15 de jul. de 2009

O processo é lento...


"Pensei que eu sabia jogar o jogo
que conhecia de cór todas as regras
mas me esqueci da regra mais importante
me esqueci que pessoas não são peças..."

Paciência e disciplina...duas coisas que nunca combinaram com um ariano como eu,
sempre adepto da política do "É pra já" esperar sempre foi algo que me consumia a alma, mesmo que a espera fosse curta, e agora, tenho que esperar, não sei ao certo por quanto tempo, só sei que é necessário.

Mas até que estou aprendendo muito com a espera, aprendendo a lidar com meus limites, alguns que eu nem conhecia, estou ouvindo muito mais do que falando, cobrando menos das pessoas e consequentemente, cobrando menos de mim mesmo.

Sempre achei que ter que esperar fosse algo que iria me impedir de andar pra frente, mas não é assim tão ruim, na verdade esta é uma oportunidade única de eu estar em contato direto comigo mesmo, pela primeira vez, estou dedicando meu tempo só a mim e confesso que não é fácil conviver com nós mesmos, parece que enxergamos muito mais nossas falhas do que as virtudes, por outro lado, estou aprendendo com todas elas, sem pressa, e sem ter que criar expectativas.

Mas acho que a melhor coisa quando a gente tem a oportunidade de voltarmos mais pra nós, é a maneira de como aprendemos a dar valor às coisas simples, ou coisas que a gente nem dava antes, como uma simples caminhada diária, ou um momento de oração, esses são momentos importantíssimos, pois são só nossos.

Mas é preciso ter muita disciplina pra extrair o que temos de melhor, e aceitar o que não podemos mudar, pra mim é muito difícil ainda, ver uma situação à minha frente e saber que não posso alterar o seu curso, que preciso ser paciente até que as coisas cheguem no lugar, mas to aprendendo, aos poucos, a respeitar esse tempo, e mais importante, vivenciá-lo, entendendo que eu tenho meu próprio tempo, e que cada um tem o seu também, falta muito ainda pra que eu chegue num nível de disciplina emocional, mental e física favorável pra que eu tenha uma noite completamente tranquila de sono, sei que o processo é lento...

Paciência, é o que a gente precisa pra encarar minha vida de frente, não esperar mais do que as pessoas podem nos dar, e não exigir mais de nós do que eu podemos ser, romper barreiras, ultrapassar limites é algo fabuloso, mas nem um atleta consagrado consegue fazer isso sem uma enorme dose de disciplina e paciência consigo mesmo, em conhecer seus proprios limites.

Disciplina é o que precisamos pra que nossa mente, corpo e emoções se alinhem, e consigam assimilar os sucessos e dessabores da vida, e a vida sempre nos surpreende, todos os dias temos momentos onde tudo pode mudar repentinamente, e a disciplina nos prepara pra essas mudanças, ao menos nos deixa nossas reações mais conscientes.

Não somos máquinas programadas, somos seres reativos, e nossas reações dependem do quão preparados estamos para cada situação.

"Existe uma grande diferença entre CONHECER o caminho, e TRILHAR o caminho"

2 comentários:

  1. Sim... Meu Amigo, existe uma grande diferença entre conhecer e trlhar os caminhos e só a percebemos quando temos a coragem de enxergar!
    Estou adorando suas postagens... elas nos levam a uma maior reflexão!

    Um beijo carinhoso

    ResponderExcluir
  2. Artigo novo no blog:

    http://transtornobipolar2009.blogspot.com/

    te espero lá!

    PORQUE SAÚDE MENTAL, MERECE ATENÇÃO!

    ResponderExcluir

Deixe aqui uma idéia, que seja apenas uma palavra, uma crítica, uma expressão que venha do sentimento que essa leitura lhe trouxe à tona, vamos compartilhar juntos nossos devaneios...