24 de ago. de 2009

Cada indvíduo no ângulo quadrilátero que lhe é reservado...


Boa noite a todos,

Todos os dias vemos nos noticiários sobre a violência, seja de maneira explícita ou de forma mais sutil, a verdade é que vivemos numa sociedade cada vez mais insegura, onde temos um verdadeiro paradoxo entre insegurança e vigilância, sim, porque nunca tivemos nossa privacidade tão exposta quanto nos dias de hoje, são câmeras e mais câmeras, espalhadas pelos cantos mais inóspitos das grandes cidades, elas vigiam desde os caixas bancários, até em nossas casas, para nos proteger de babás mal-intencionadas.

Me lembro de uma empresa onde trabalhei, quando foi implantado um sistema de vigilância interna, com a instalação de 20 câmeras de segurança, na ocasião, vários funcionários torceram o nariz, por se sentirem constrangidos ou pressionados indiretamente por seus superiores, que os vigiavam durante quase todo o periodo do dia de trabalho, onde tudo, todos os dias, era gravado e analisado por olhos atentos, do departamento de RH da empresa, onde qualquer falha registrada era passível de punição, e claro, facilitando a vida dos meus ex-patrões.

Mas não são apenas as câmeras que tiram nosso direito à privacidade, a internet é um caso ainda mais sério, de incidência ainda maior à exposição, textos copiados, fotos editadas, e-mails invadidos, sites desconfigurados, e por aí vai... Fato é que estamos vivendo um periodo ambiguidade, onde a liberdade de expressão se confronta com a falta de privacidade e segurança, que são dirteitos básicos e garantidos por nossa "constituição", mas isso não é o fato mais intrigante, é curioso observar que a falta de liberdade se tornou artigo de consumo, dado aos índices de audiência cada vez mais altos dessas "maravilhas" televisivas mais conhecidas como REALITY SHOW´s, acho que a curiosidade vende, e vende muito, revistas especializadas na dissecação de pessoas famosas, vendem, segundo as pesquisas, mais que publicações educativas.

Na verdade, acho que o fascínio que o ser humano tem pelo alheio não tem limites, é óbvio que em tudo existe um lado positivo, hoje o acesso à informação é cada vez mais em tempo real, nos ultimos dez anos, ganhamos possibilidades de interação nos meios de comunicação como nunca, mas a que preço? A quem interessa tanta informação exposta? Desde a foto de nossos amigos, colegas e parentes espalhadas na internet, ou uma filmagem de uma câmera de segurança na entrada do seu prédio, parece que seguimos cada vez mais rumo à falta de liberdade, ou no mínimo, uma liberdade controlada, onde nossos limites ficam cada vez menores, e a intolerancia, cada vez maior, será que daqui um tempo iremos nos tornar protagonistas de nossos próprios REALITIES SHOWS?

Será que vai chegar um tempo onde não iremos mais dizer aquele famoso ditado popular:

CADA INDIVÍDUO NO ÂNGULO QUADRILÁTERO QUE LHE É RESERVADO? Ou seja...

CADA UM NO SEU QUADRADO??

NAMASTË

By


2 comentários:

  1. Olá, Walll... é interessante como muitas vezes sentimos curiosidade em relação à vida das pessoas, o que aquele casal está fazendo no tal reality show, quem brigou com quem, etc... é claro que quem participa de tais programas concorda com a exposição, mas aos poucos perdemos o senso de privacidade, e o respeito pela individualidade de cada ser, de acordo com os exemplos que citou.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do visual do blog.
    Ficou show!
    E o texto idem... cada um no seu quadrado, é impossível ser assim querendo ou não acabamos nos envolvendo com o que vemos e sentimos.
    Mas respeito em TUDO é fundamental!
    Beijos com o meu carinho para vc!

    ResponderExcluir

Deixe aqui uma idéia, que seja apenas uma palavra, uma crítica, uma expressão que venha do sentimento que essa leitura lhe trouxe à tona, vamos compartilhar juntos nossos devaneios...