5 de nov. de 2009

Direitos X Deveres


Boa Noite, caros leitores

Como voces tem notado, faz um tempinho que não posto aqui no blog, é que meu tempo tem sido muito, mas muito dedicado ao meu trabalho, graças a Deus, e longe de mim estar reclamando, mas é que muitas coisas que eu gosto de fazer estão ficando em segundo plano, como o blog, que pra mim é muito mais do que um mero passatempo, sinto falta de escrever todos os dias, de dar uma zapeada nos outros blogs, comentar e responder a todos, mas infelizfelizmente não tá me sobrando muito espaço, mas chega de blá blá blá...tá na hora do que interessa, o post de hoje:


v.t ter por obrigação; ter de (fazer alguma coisa ter dividas seguido de um infinitivo , exprime; 1)necessidade ou inevitabilidade : tudo deve acabar. 2) intenção: devo viajar muito breve; 3) suposição: ele deve estar muito rico; 4) probabilidade: deve chegar logo mais; 5) obrigação moral: ele devia dar mais assistência á familia.Dever os olhos da cara ter muitas dividas.

Partindo desse princípio, podemos dizer que essas duas palavras apesar de andarem sempre juntas, têm sentidos e conotações bem diferentes, no meu ponto de vista, direitos e deveres são conceitos,conceitos estes que nem sempre têm sua importância devida implicita em nossas atitudes.


Ter direitos implica diretamente em responsabilidade, comprometimento, já os deveres nos ditam de maneira um pouco mais direta, que alem de sermos responsáveis por determinados atos ou circunstancias, temos também que nos valer do bom-censo e da consciência do que é certo e o que é errado, num sentido mais prático.

Mas porque estou falando disso hoje, porque na semana passada vivenciei um episódio que me colocou em cheque esses dois "conceitos", fui convocado para ser testemunha numa causa trabalhista de um ex-colega de trabalho, contra uma grande empresa, causa esta que já está em 3ª instância, e praticamente ganha pelo meu ex-colega, tudo iria perfeitamente bem, não fosse pelo fato de que ele chegou ao seu emprego atual dois dias depois da audiência, e logo pela manhã, foi demitido, sob a acusação de poder prejudicar a empresa, nesse caso, uma outra "lei" que não a trabalhista falou mais alto, a "lei da ação e reação" meu amigo levou uma empresa que trabalhou na justiça, e por consequencia, perdeu seu emprego.

O que me leva a crer, que os conceitos estão um pouco deturpados, temos direito a uma lei trabalhista que nos garante assitencia juridica nesses casos, mas em compensação, temos o DEVER de arcar com as consequencias de tal atitude, uma questão meio confusa não acham?

Isso me fez questionar muito sobre o que é ter direitos e o que é ter deveres, de modo bem prático.

Temos o direito de conduzir nossas vidas da maneira que nos melhor convêm, isso também é conhecido como "Livre-Arbítrio".

Mas temos o DEVER de fazer isso de modo que não prejudique as outras pessoas.

Esse é o grande desafio, conhecer bem nossos limites sem ultrapassar a tênue linha que separa o limite do outro.

Existe uma citação bíblica que diz: "Tudo me é lícito, mas nem tudo me convêm" e essa frase ilustra perfeitamente essa relação DIREITOxDEVER, porque de modo prático, nem tudo o que PODEMOS fazer é exatamente o que DEVEMOS, podemos sair de casa sem rumo, viver uma vida desregrada? Sim, claro que podemos, mas será que isso é benéfico? Não estou dizendo que temos que viver toda a nossa vida preocupado com regras e padrões, mesmo porque, isso é quase impossível. Acredito que possa haver um equilíbrio entre a prudência e a impulsividade, mas tenho que admitir, eu ainda não cheguei lá...rs.

Hoje vivemos em um mundo meio injusto, onde crianças perdem cada vez mais cedo seu direito à infância, e tem DEVERES cada vez mais cedo. Um mundo onde nossos idosos tem muitos deveres e pouquíssimos direitos, onde mulheres que usam vestidos curtos em faculdades viram notícia, em vez de se preocuparem com outras coisas no cerne da educação, por isso fica tão difícil falar de direitos e deveres.

Mas talvez a saída seja a gente realmente começar por nós mesmos, nos policiando e tendo mais conciência de até onde podemos ir e como podemos ir, acreditando mais em nossos deveres e respeitando mais nossos direitos, conchecendo mais os direitos do proximo, e assim, conscientizando as pessoas de seus deveres.


Temos o DEVER de pagarmos todos os nossos impostos em dia, mas nossos DIREITOS aos serviços básicos da sociedade, como educação, segurança e moradia de qualidade, ficam cada vez mais escassos.

Mas o lado bom é que ainda dá tempo pra todo mundo pensar mais nisso até que coloquem mais uma "figura" pra comandar esse país né? Fica aqui meu desabafo...

TOCA O BARCO!

NAMASTË





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui uma idéia, que seja apenas uma palavra, uma crítica, uma expressão que venha do sentimento que essa leitura lhe trouxe à tona, vamos compartilhar juntos nossos devaneios...