5 de set. de 2009

Passado, presente... e FUTURO!





EU VOU MORRER!

Não, isso não é uma afirmação de quem quer tirar a própria vida, muito pelo contrário, é apenas uma afirmação que mostra de maneira simples e direta, da ÚNICA certeza que temos.



Eu li certa vez, que quanto mais a gente se preocupa com o tempo, mais nos tornamos escravos dele, atualmente, eu tenho um modo meio específico pra definir o que esse "tempo" realmente propõe, hoje penso que tempo nada mais é do que a maneira de como implicamos nossos sentimentos em cada etapa da nossa vida, complicado? Talvez, mas ao longo do post vou tentar explicar um pouco essa minha definição.
Mas é impossível tentar definir como o tempo age em nossas vidas sem colocar cada um dos processos em seu devido "eixo", por isso resolvi escrever um pouco sobre eles, pode ser que para alguns de vocês aconteça diferente, mas a essência do tempo não muda, pra todas as pessoas de todas as classes, ele acontece da mesma maneira, mas tentei fazer isso de maneira não tão linear, pegando pontos chave de minha vida, fazendo um paralelo com meus dias de hoje, e uma projeção para o que virá em seguida, e a coisa pode funcionar mais ou menos assim como um desabafo, mas na verdade é uma pequena reflexão:



(1º Elo) O PASSADO:

Esse parece ser o mais complicado entre as cadeias do tempo, pois é nele que se encontram as raízes de todos os nossos sentimentos, desde nossa infância, que se evidenciam nossos primeiros medos, alegrias e frustrações, onde se escrevem e ficam marcados os passos que damos, as primeiras escolhas sérias que fazemos na vida, o primeiro amor, o primeiro desamor, a primeira briga, o nascimento de uma amizade. Vamos crescendo, agregando valores, começamos a pensar por nós mesmos e não tanto mais por nossos pais (No meu caso minha mãe, pois perdi meu Pai muito cedo) e é aí que as coisas começam a se complicar, pois muitas vezes nos sentimos muito poderosos, quase invencíveis frente a certas situações, e isso geralmente acontece na adolescencia, onde o que eu chamo de "Senso de auto-afirmação" fala mais alto, quantas e quantas vezes deixamos de ouvir conselhos dos nossos pais ou de pessoas mais velhas e experientes e quebramos a cara??? Eu fiz isso muitas vezes, mas não só durante a adolescencia, errei muito nessa vida, mas acertei muito também, e não exatamente na mesma proporção, já me frustrei por ter feito promessas que não consegui cumprir, já senti muito orgulho de mim quando recebi uma promoção numa empresa onde trabalhei, já me decepcionei com muitos amores, mas também já decepcionei e falhei com alguns, por pura imaturidade, já me senti auto-suficiente ao ponto de achar que só eu estava certo, já briguei por injustiças, já aceitei conselhos de pessoas que eu jamais esperava que se preocupassem comigo, deixei de pensar em mim por pensar excessivamente nos outros, me arrependi de não ter me arrependido em tomar certas decisões, encontrei apoio e abrigo quando eu já não tinha mais esperanças, já passei por várias religiões, mas ainda não encontrei aquela que me completa espiritualmente, tomei bomba na 5ª série por pura vagabundagem, mas sempre fui responsável e dedicado em todos os meus empregos, já tive sonhos de ter uma familia, filhos, esposa, etc..., já chorei muitas vezes sozinho, já chorei muitas vezes acompanhado, já sorri quando não devia (ah, isso não, acho que sorrir sempre é na hora certa..rs) ja dei vexame por conta da bebida, já passei a noite de ano novo sozinho, já gastei tubos de dinheiro com roupa, já acordei e me olhei no espelho e me achei horrível, mas já me achei bonito algumas vezes também, viajei muito, conheci muitos lugares diferentes, já decepcionei minha mãe. Mas o principal, já achei que o passado deveria ser esquecido...

(2º Elo) O PRESENTE

...Hoje penso que não é bem assim, todos esses fatos foram importantes e marcantes em minha vida, e cada um deles tem um reflexo no que sou hoje, e apesar de algumas pessoas pensarem diferente, o passado é sim, muito importante, para que possamos avaliar nosso presente, e meu presente está intimamente ligado com o que eu vivi, senti e experimentei, de bom, ou de ruim, eu mudei, mudei muito, hoje eu ouço mais do que falo, e penso muito mais do que já pensei antes de agir, não me frustro pelas coisas não serem do jeito que eu queria, porque hoje sei que elas são do jeito que são, do jeito que devemos ter. Espero menos das pessoas e espero mais de mim, mas faço mais por mim, busco paz na música, minha companheira de todas as horas, ligo pra minha mãe todos os dias só pra dizer a ela que a AMO, não tenho mais o mesmo número gigantesco de amigos que eu tinha antes, mas todos os que eu tenho hoje são pessoas que posso contar a qualquer hora do dia ou da noite, não tenho mais os mesmos sonhos que tinha antes, como familia feliz, por exemplo, mas tenho outros, como ter meu próprio apartamento, onde pretendo morar sozinho, parei de beber, tô tentando parar de fumar, voltei a malhar, coloquei meu sono em dia (Graças a Deus), e por falar em Deus, voltei a conversar com Ele todos os dias, mas hoje, diferente de antes, eu não mais peço, só agradeço, por me dar a oportunidade de eu tentar me tornar uma pessoa melhor a cada dia, tenho meu erros em mente mais do que nunca, e guardo todos os meus acertos, meu bom senso, não culpo quem já errou comigo, hoje estou em paz, comigo e com todos, sem expectativas, sem aspirações, apenas com uma vontade em mente...Viver intensamente cada segundo!

(3ºElo) O FUTURO

Antes, falar de futuro pra mim era mais complicado do que do passado, mas hoje não, talvez pelo fato de eu ter feito as pazes com meu passado definitivamente, encaro o que virá pela frente de maneira mais tranquila, vejo o meu futuro de frente, não daqui a 10 anos, mas daqui a 5 minutos, onde sei que um pequeno ato meu pode mudar tudo, e por isso, mas diferente de antes, eu quero que mude, quero que nada seja igual ou previsível, se eu não tiver meu apartamento só pra mim, não ligo de dividir o aluguel com alguém, se amanhã eu não estiver mais nesse emprego, vou estar em outro, e vou estar feliz, posso mudar de cidade, de estado, de país, mas vou continuar a ser eu mesmo, e fato, vou ter que conviver comigo, então, que seja uma boa convivencia, não busco mais o amor, ele que me busque, e se um dia me achar, ótimo, mas senão, não vou morrer por causa disso, quero que minha caderneta de poupança renda muito, quero uma aposentadoria tranquila, quero viajar muito, conhecer pessoas, quero trabalhar muito, quero encontrar pessoas, falar pelo menos 03 linguas diferentes, quero escrever muito nesse blog ainda, enfim, quero que meu futuro continue incerto, mas que eu esteja cada vez mais certo do quanto ele é inevitável e bemvindo, seja ele qual for. Porque hoje, meu PASSADO e meu FUTURO nunca estiveram tão próximos do meu PRESENTE, porque hoje sei que eles são um só, eles são o que eu penso, o que eu sinto, e o que eu faço! NAMASTË

By

2 comentários:

  1. Aqui está tão lindo!
    Fico perdida quero ver tudo ... ler tudo... fico igual criança quando chega em parque de diversões e tudo a encanta...rsrs
    Sério aqui está maravilhoso!
    Seja no passado...presente ou futuro... vejo em vc uma pessoa incrível!
    Estou numa correria louca na faculdade...mas sempre que puder venho aqui ok?
    Um beijo carinhoso

    ResponderExcluir
  2. Voltei...
    Aqui deveria ser visitado por muitos...pois o conteúdo é de primeira qualidade!

    Um beijo muito carinhoso para você!

    ResponderExcluir

Deixe aqui uma idéia, que seja apenas uma palavra, uma crítica, uma expressão que venha do sentimento que essa leitura lhe trouxe à tona, vamos compartilhar juntos nossos devaneios...